O papel de cada um no Programa de Proteção Respiratória
O adequado desempenho das funções e atribuições de cada indivíduo no Programa de Proteção Respiratória (PPR) é fundamental para garantir a segurança e a saúde de todos. Cada profissional da equipe deve estar ciente de suas responsabilidades e, juntos, poderão proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos.
Durante os treinamentos sobre o PPR nas empresas procuramos abranger os profissionais de todos os níveis hierárquicos em conformidade com os requisitos normativos e legais definidos na Portaria MTP Nº 672, de 8/11/2021, e no documento intitulado “Programa de Proteção Respiratória: Recomendações para seleção e uso de respiradores e equipamentos de proteção respiratória”, da FUNDACENTRO, de 2016.
Como em qualquer programa implementado a responsabilidade recai sobre a pessoa de maior nível hierárquico na empresa, a qual pode delegar a autoridade ao administrador do Programa para a execução das ações definidas no mesmo. Em empresas médias e grandes a responsabilidade pela execução das ações do PPR é compartilhada entre os trabalhadores e as lideranças da empresa.
Estamos iniciando uma série de textos que abordam esse tema. Neste primeiro artigo, vamos falar a respeito de dois personagens fundamentais no PPR – os Trabalhadores e o Administrador do Programa.
Trabalhadores
Os trabalhadores devem usar o Equipamento de Proteção Respiratória (EPR) recomendado e especificado pelo setor de segurança e higiene ocupacional. Devem seguir os procedimentos de segurança estabelecidos pela empresa e pelo Programa de Proteção Respiratória. Isso inclui manter o EPR em boas condições de uso, ou seja, limpo e, quando não estiver em uso, armazenado corretamente, conforme as orientações recebidas.
Devem ainda relatar qualquer problema ou incidente relacionado ao uso do EPR ou a exposição a agentes perigosos, assim como comunicar ao seu superior imediato qualquer problema de saúde que os impeça de usar corretamente o EPR. Devem participar ativamente de treinamentos e reuniões sobre proteção respiratória e segurança no trabalho, questionando e esclarecendo suas dúvidas.

Administrador do Programa
A responsabilidade do administrador inclui todos os aspectos do Programa, tendo a autoridade para tomar as decisões necessárias para garantir o sucesso do PPR. Incluindo a seleção do respirador mais adequado ao risco, à atividade, ao trabalhador usuário do EPR e a outros fatores presentes no ambiente de trabalho e que podem afetar o uso do equipamento, como temperatura do ambiente, utilização de outros EPIs, tempo de uso etc.
São muitas as ações necessárias para garantir a eficácia no uso do EPR, incluindo avaliações ambientais, ensaios de vedação facial, exames médicos, treinamentos e verificação periódica do uso de respiradores na empresa.
Cabe ainda ao administrador (ou a pessoa por ele autorizada) desenvolver, escrever e registrar os procedimentos operacionais, cobrindo todos os elementos básicos do PPR, sendo a única pessoa autorizada a alterar seu conteúdo, quando necessário.
Ele é responsável por definir quais são as áreas em que o uso do respirador é obrigatório, bem como interromper qualquer operação onde haja risco de ocorrência de danos sérios à saúde das pessoas devido aos riscos respiratórios. Anualmente, o administrador do PPR deve realizar uma avaliação da eficácia do Programa por meio de auditoria.
Gostou desse artigo? Na próxima semana vamos abordar as responsabilidades de mais dois personagens – Líderes (chefias e encarregados) e Responsáveis por Compras e Suprimentos.