PPR 30 ANOS – HOMENAGEM AO PROF. MAURÍCIO TORLONI

Milton Villa, Professor Maurício Torloni e Osny de Camargo.

Hoje vamos falar do Professor Maurício Torloni. Falar dele é falar sobre a história da Proteção Respiratória no Brasil. O curioso dessa história, como muitas outras que conhecemos, é que o Prof. Torloni se formou em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP), em 1954, e até 1987 teve pouca atuação na área de saúde do trabalhador (SST).

Após sua formatura, o Prof. Torloni seguiu a carreira acadêmica na própria USP. Atuou também no SESI, quando conheceu o Dr. Bernardo Bedricow, um ícone da Medicina do Trabalho no Brasil. Por pouco mais de um ano trabalhou com ele no SESI, em São Paulo. Em 1985, iniciou um trabalho de pesquisa de livre docência ainda pela universidade e decidiu montar um equipamento de ensaio de filtros de respiradores. Foi a partir de então que ele passou a se dedicar ao tema da Proteção Respiratória.

Em 1987, já aposentado da universidade, ele deu suporte à FUNDACENTRO na montagem do laboratório de EPIs. A FUNDACENTRO tinha adquirido um equipamento para teste de filtros para particulados que utilizava tecnologia parecida com a do equipamento que ele havia montado na USP.

Nessa época, começou também os trabalhos para desenvolvimento de normas de testes de respiradores. O grupo se formou na ANIMASEG (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança). Nos anos 1990, passou a integrar a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Ainda não havia um comitê específico para tratar do tema Equipamentos de Proteção Individual, por isso a Comissão de Estudos sobre Proteção Respiratória passou a integrar o CB-2 e, posteriormente, com a criação do CB-32, passou a integrar esse comitê.

Desde a criação da primeira comissão de estudos, o Prof. Maurício Torloni foi nomeado coordenador da comissão. Essa decisão foi tomada em consenso de todos os participantes da comissão, devido ao seu espírito de liderança, capacidade de comunicação, organização e engajamento. Permaneceu nessa função até o seu falecimento, em abril de 2015. A comissão foi responsável por realizar os estudos iniciais que deram origem a publicação da FUNDACENTRO – Programa de Proteção Respiratória, Recomendações, Seleção e Uso de Respiradores, que se encontra em sua 4ª edição.

Podemos afirmar, categoricamente, que sem a ajuda e o trabalho do Prof. Torloni não teríamos feito este enorme progresso nesse tema. As reuniões na ANIMASEG/ ABNT eram verdadeiras aulas. E não era só sobre proteção respiratória que falávamos. Muitas vezes, o Prof. Torloni pegava um giz, uma caneta, um lápis, ou o que fosse e dava explicações sobre termodinâmica, mecânica de fluídos, mecanismos de filtração de partículas, gases e vapores, ou construía um ábaco para explicar o significado de umidade relativa do ar.

Muitos de nós participávamos das reuniões para aprender. E ele conseguia nos mover no sentido de criar as normas de ensaios e requisitos técnicos para aprovação de respiradores. Muito dos trabalhos eram feitos “em casa” e usávamos a reunião para rever e aprovar os textos apresentados.

O Prof. Torloni tinha um jeito brincalhão de tratar as pessoas mais próximas a ele. Vez ou outra, quando fazíamos alguma pergunta ou comentário fora do contexto, ele dizia: “Você é uma anta!”. Isso era motivo de muitas risadas. Mas, ele falava isso de uma forma que não ofendia. Pelo contrário, ele sempre respeitou as opiniões diversas, mesmo aquelas que eram contrárias à sua opinião. Ele nos conduzia até chegarmos a um consenso. Isso não era fácil. Participavam dessas reuniões pessoas com interesses e visões bem diferentes. Conseguimos adequar requisitos das normas norte-americanas, canadense, europeias e australianas na norma brasileira. Tirando delas o que apresentavam de melhor.

Temos muitas boas histórias a contar sobre esse tempo em que estivemos juntos. Aprendemos muito. Ele costumava dizer, com sua sabedoria: “Quanto mais estudamos, mais percebemos que não sabemos nada. Temos que estudar muito ainda!”. Esse pensamento sempre o perseguiu. A doença o levou, mas seus pensamentos, ensinamentos e obra continuam entre nós. Temos que continuar estudando e aprimorando este grande trabalho que foi a sua herança, o seu legado.

Obrigado estimado Prof. Maurício Torloni.

3 comentários em “PPR 30 ANOS – HOMENAGEM AO PROF. MAURÍCIO TORLONI”

  1. Emilio Gouvea

    Conheci o prof. Torloni em 1993 através de treinamentos na 3M, e depois tivemos varios contatos e pude aprender a admirar e respeitar esse grande ser humano que iniciou o estudo da Proteção Respiratória no Brasil quando estava quase se aposentando.
    Jamais poderemos contar quantas vidas foram salvas no Brasil por seu trabalho e dedicação a essa causa tão nobre e à sua capacidade ensinar e nos empolgar a seguir multiplicando seus ensinamentos.
    Obrigado prof. Torloni.

  2. Luiz Otávio Brito dos Santos

    Participei de alguns treinamentos do professor Torloni. Ele tinha uma didática clara, envolvente e translucida. Ser humano impar. Parabenizo pela homenagem.

  3. Que incríve! Parabéns a todos que aqui colocaram essa declaração a esse grande personagem ,responsável por um trabalho tão genioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *