1. O QUE É o PPR?
2. QUEM deve escrever, administrar, atender, financiar?
3. ONDE deve ser implementado?
4. QUANDO deve ser implementado? Com que PERIODICIDADE deve ser revisto e atualizado?
5. POR QUE deve ser feito?
6. COMO deve ser um PPR?
7. O QUE a empresa GANHA com a implantação do PPR?
O PPR é um requisito legal e de responsabilidade dos altos executivos da empresa. Todo Empregador que utiliza EPRs, como forma de proteger a saúde de trabalhadores expostos a agentes nocivos presentes nos ambientes de trabalho, tem que implementar um PPR. Responsabilidade não se delega, compartilha. O executivo da empresa pode delegar autoridade para que profissionais, legal e tecnicamente habilitados, ajam em seu nome, com seu consentimento. Porém, continua sendo o responsável pela execução e o bom andamento do Programa.
O PPR tem como premissa a definição de uma política específica para o uso de respiradores. É através da política, que o executivo da empresa assume as suas responsabilidades e estabelece objetivos, metas e recursos necessários para o atendimento desse requisito normativo.
PPR DESCOMPLICADO foi redigido para auxiliar profissionais de SST e alertar executivos, profissionais de manutenção, compras etc., sobre as suas responsabilidades e compromissos, necessários para o bom andamento das ações que fazem parte de um PPR. Para os profissionais não especializados em SST, recomendamos a leitura dos capítulos de 1 a 4.
Procuramos produzir um livro que fosse descomplicado na leitura e no entendimento do processo para a implementação de um PPR. Por isso, grande parte das informações mais técnicas e específicas sobre seleção, uso e cuidados com respiradores estão nos Apêndices. A parte inicial da publicação tem como principal objetivo mostrar uma maneira prática para elaborar e implementar um PPR na empresa. O livro PPR DESCOMPLICADO apresenta tudo o que é necessário saber para criar e implementar um Programa com eficiência e sucesso.
PPR DESCOMPLICADO tem tido uma excelente aceitação entre os profissionais de SST, principalmente entre aqueles que estão implementando o Programa nas empresas onde exercem o seu trabalho, ou empresas onde prestam esse tipo de serviço.
O livro foi escrito com dois objetivos principais. Primeiro, ajudar o profissional, introduzindo uma dinâmica para facilitar a implantação do programa. Segundo trazer informações técnicas suficientes para entendimento sobre a seleção e o uso de respiradores.
Alguns leitores têm solicitado algumas explicações mais detalhadas sobre os dois temas. Ou seja, querem entender um pouco melhor a aplicação da dinâmica sugerida no livro em casos específicos e informações mais detalhadas sobre temas como fator de vedação, fator de proteção, PPR no e-Social, entre outros. Além disso, a dinâmica de introdução de novos conhecimentos através de estudos científicos e acadêmicos traz a necessidade de constante atualização da publicação.
Por tudo isso, decidimos criar este canal de comunicação e troca de informações entre os leitores do livro PPR descomplicado e outros profissionais interessados no tema Proteção Respiratória. Assumimos o compromisso de manter os leitores e internautas, que fizerem uso desta fonte de informações, atualizados sobre o que há de novo em proteção respiratória, responder os questionamentos que forem colocados na página e, mensalmente, disponibilizar um artigo técnico com temas pertinentes ao assunto.
Você é o nosso convidado. Siga nossos canais no LinkedIn e Instagram e este website. Fique por dentro e atualizado sobre o assunto. Faça parte desta comunidade profissional.