Estamos falando das máscaras de carnaval.
As máscaras de carnaval e as máscaras para proteção da saúde do trabalhador, chamadas Equipamentos de Proteção Respiratória (EPRs), têm algo em comum – ambas escondem total ou parcialmente o rosto.
No entanto, há uma diferença fundamental entre elas. Enquanto as máscaras de carnaval escondem o rosto para preservar a identidade, para se divertir e para se disfarçar na brincadeira das festas de carnaval, os EPRs cobrem o rosto com o objetivo de proteger e garantir a saúde do trabalhador.
As máscaras de carnaval são coloridas, decoradas e fazem parte da festa, enquanto os EPR são funcionais, práticos e são parte essencial da segurança do trabalhador. Para isso, existem vários tipos de EPRs e uma legislação específica que regulamenta o seu uso.
Portanto, vamos usar as máscaras de carnaval para se divertir e os EPRs para se proteger! E lembre-se: é fundamental praticar segurança também no seu carnaval. Desejamos a todos um carnaval de muita alegria e paz.
Na próxima semana, daremos continuidade aos nossos artigos, com a 4ª parte das responsabilidades no Programa de Proteção Respiratória (PPR), enfocando as atribuições do médico do trabalho.
Até o dia 10/03. Continuaremos a compartilhar informações, que a nosso ver, são valiosas para alcançar a segurança e a saúde de todos. Aproveite a festa com responsabilidade.