Feliz e Próspero Ano Novo

Final de ano, tempo de avaliar o que produzimos e planejar o próximo ano. 2024 foi um ano de grandes realizações na área de segurança e saúde do trabalhador. Dois fatos se destacam no trabalho de prevenção de doenças e acidentes no trabalho, neste ano.

O primeiro é a consolidação do PGR.

A nova redação dada a Norma Regulamentadora 01 e os requisitos para implementação de um Programa de Gerenciamento de Riscos que incorpore, no mínimo, o inventário de riscos e um plano de ação de controles direcionou os esforços de profissionais de segurança no trabalho e outros profissionais das empresas no sentido do gerenciamento efetivo dos riscos, o inclui o Programa de Proteção Respiratória.

O segundo fato é o avanço no conhecimento das ferramentas de inteligência artificial.

O mundo mudou. O impacto do IA sobre as atividades humanas será o mesmo impacto que tivemos quando passamos a utilizar computadores. Muitos não se lembram ou não viveram em um mundo sem computador. É difícil lembrar ou imaginar como era a dinâmica do trabalho antes do computador.

O mesmo impacto está acontecendo com a introdução da inteligência artificial. Nós, profissionais de segurança e saúde, temos que estar preparados para essa mudança. Se ficarmos parados seremos atropelados por ela.

Há grandes oportunidades para diminuir ou evitar a exposição de trabalhadores aos perigos inerentes aos processos de trabalho através do uso dessas ferramentas. Há ainda oportunidades para evoluir nosso trabalho de avaliação e controle de riscos ocupacionais.

Em se tratando de proteção respiratória, temos acesso a novas tecnologias que podem ajudar na performance e conforto dos respiradores, como filtros mais eficientes, materiais mais maleáveis e resistentes permitindo melhor vedação facial, baterias mais duráveis para respiradores motorizados, entre outros avanços tecnológicos.

Essas novas tecnologias também permitem melhorar e facilitar a administração do uso de equipamentos de proteção respiratória. Hoje temos acesso a sistemas de informática mais eficazes e amigáveis, equipamentos para realização de ensaios de vedação que incorporam essas novas tecnologias, entre tantos outros recursos.

Estamos muito empolgados com todas essas novas possibilidades, e estamos certos de que o ano de 2025 será um ano de grandes realizações para nosso nobre trabalho, que é proteger vidas plenas e possibilitar um trabalho saudável a todos trabalhadores da indústria ou atividades de serviços.

Vários eventos que ocorreram em 2024 alertaram sobre essas novas tecnologias, tendências e oportunidades. São tantos que teríamos dificuldades para destacar. Pela primeira vez, tivemos uma conferência totalmente dedicada a proteção respiratória. Essa conferência marcou os 30 anos de existência do PPR e contou com a presença de profissionais renomados e dedicados a esse tema. Parabéns aos organizadores e participantes do Respira Brasil 2024. Esperamos ter mais eventos como esse nos próximos anos.

Aproveitamos também para agradecer aos mais de cinco mil seguidores de nossas mídias sociais que recebem nossos artigos semanais, e aos quase mil leitores do livro PPR DESCOMPLICADO, um manual, que de forma simples, auxilia os profissionais de SST e os executivos de todos os níveis de uma organização a elaborar, implantar e manter o PPR nas suas empresas.

Os resultados que obtivemos com essas publicações, sejam elas virtuais ou impressa, está muito além de nossas expectativas. Nosso desafio é manter esse vínculo com vocês. Nosso projeto para 2025 inclui o uso de diferentes formatos de mídia, trabalhos presenciais e um novo livro. Esperamos continuar recebendo a colaboração e atenção de todos.

Nas próximas semanas não publicaremos nossos artigos semanais. Voltaremos com uma nova publicação no dia 20 de janeiro de 2025. Aguardem!

Muito obrigado pela receptividade e apoio de todos. Feliz Natal para vocês e suas famílias e um próspero, seguro e saudável Ano Novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *